FIDI REALIZA DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO CONSCIENTE

Departamento de TI assegura triagem e descarte adequado do material

Dentro do conceito de uma empresa sustentável e responsável, a FIDI também leva sério o respeito ao meio ambiente.
Todo o material considerado como “lixo eletrônico”, ou seja, computadores e componentes eletrônicos em desuso, são enviados pelas unidades em que a FIDI atua, para a sua à sede em São Paulo, onde é realizada a triagem pelo Departamento de TI.
Após a triagem o material é armazenado até atingir a quantidade mínima necessária para a retirada pela a empresa parceira.
Esta empresa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que realiza coletas, manufatura reversa e destinação de resíduos eletrônicos. Documenta item a item que recebe, garantido a rastreabilidade, de forma que nada será descartado de forma incorreta.
Equipamentos eletrônicos* possuem resíduos contaminantes (ácidos, zinco, fósforo branco e chumbo). Esses resíduos podem contaminar não só o solo, mas os lençóis freáticos e até a pele.

Porque é tão importante reciclar o lixo eletrônico?
Os materiais que chamamos de lixo eletrônico, podem causar danos ao meio ambiente e ao ser humano, de forma direta ou indireta:
Dano direto – contaminação de solo, lenções freáticos, intoxicação, envenenamento.
Dano indireto – elevação da poluição devido à busca de novas matérias-primas, além do desperdício de minerais que já foram um dia retirado de nossos recursos naturais.

*Pilhas, baterias, lâmpadas fosforescentes, tubos de imagem, cartuchos de tinta, toner, dentre outros.