Curso de US da Fundação IDI realiza mais de 3 mil exames gratuitos

Curso de aperfeiçoamento em ultrassonografia da Fundação IDI realiza mais de 3 mil exames gratuitos

Com chancela do CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia, curso atende pacientes da fila do SUS unindo ensino e assistência; um dos destaques da programação é o treinamento para diagnóstico de endometriose, doença ginecológica que pode levar à infertilidade.

A FIDI – Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem conclui neste mês o primeiro curso de aperfeiçoamento em ultrassonografia, que tem por objetivo formar médicos especialistas dentro da Fundação para atuarem no atendimento à população nas unidades públicas de saúde onde a FIDI é responsável pelo setor de diagnóstico por imagem.

Contando com a chancela do CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia, o curso é reconhecido como uma pós-graduação em ultrassonografia abordando diversos segmentos da área como ginecologia e obstetrícia, pediatria, urologia, pequenas partes, doppler vascular, mama, entre outros. Todos os exames são feitos com a supervisão do corpo docente e em 2015 mais de 3 mil foram realizados, gratuitamente.

Cada turma é formada por dois médicos que são selecionados entre todos os inscritos por meio de provas e entrevistas que auxiliam na seleção dos dois comtemplados. O curso tem duração de dois anos, mesclando aulas teóricas e práticas e é totalmente gratuito.

“As aulas práticas acontecem no centro de diagnósticos da FIDI com o atendimento de pacientes que estão na fila do SUS. Dessa maneira podemos juntar ensino e assistência em linha com os conceitos de atendimento humanizado e diferenciado que a FIDI realiza nas unidades de saúde em que atua”, explica o Dr. Harley De Nicola, gerente médico da FIDI e coordenador do curso.

Um dos destaques do curso é a realização de exames para diagnóstico de endometriose profunda. “A maioria dos pacientes da rede pública não tem onde fazer esse tipo de exame, pois poucos médicos são preparados para este diagnóstico específico. No curso damos um grande enfoque nessa área, justamente para suprir essa necessidade, pois temos no corpo docente a Dra. Ana Luisa De Nicola, especialista neste tipo de diagnóstico”, revela Dr. Harley.

Formandos
Para Láyla Gomes, que conclui o curso este mês, o aperfeiçoamento em ultrassonografia da Fundação IDI é uma oportunidade ímpar de aprendizado e crescimento profissional. “Durante os dois anos do curso convivi com preceptores dedicados, acessíveis e preocupados com o aprendizado. A grande carga teórica que tivemos foi fundamental para sedimentar os conhecimentos, já que tivemos aulas teóricas antes das práticas, e revisões dos assuntos posteriormente”.

Láyla relata que a Fundação IDI, prepara os alunos para lidar com os exames de rotina e emergências, além do preparo para a prova de título de especialista. “Com dedicação, o médico que concluir o aperfeiçoamento estará preparado para o mercado de trabalho. Agradeço a toda equipe por estes dois anos de muito aprendizado”, finaliza.

Mauro Belletti, outro formando do curso, comenta que o aperfeiçoamento em ultrassonografia contribuirá demais em sua carreira. “Ter tido a oportunidade de fazer o aperfeiçoamento em ultrassonografia na FIDI nestes dois anos foi muito importante para minha carreira, a verdadeira conquista de um sonho. Sem dúvida alguma mudará minha vida profissional para melhor. Agradecimentos ao Prof. Dr. Harley De Nicola, os Profs. Fabio Boveri e Karina Volpe por toda dedicação e, em especial, a nossa gerente de estudos Flávia Nogueira sem a qual nada disto seria possível. Parabéns a todos os envolvidos”, salienta Mauro.