ícone do acesso a informação

Por que contratar a FIDI

Desde 2022, a FIDI passou a atuar também no mercado privado realizando a gestão completa do setor de diagnóstico por imagem em hospitais e clínicas. Mas, quais as vantagens de terceirizar o setor radiológico do hospital?

A FIDI é uma fundação com 36 anos de atuação no mercado, sendo responsável por aproximadamente 7,0% dos diagnósticos por imagem dos hospitais públicos de alta complexidade do Estado de São Paulo e possui uma vasta expertise na área, além do seu pioneirismo em gestão baseada em dados.

Conheça a história da FIDI

 

Atuação em hospitais

Sabemos o quão importante e crítica é a decisão de terceirizar o setor de um hospital, ainda mais uma área fundamental e complexa quanto a Radiologia e Diagnóstico por Imagem. 

A FIDI possui experiência comprovada em terceirização de serviços de diagnóstico por imagem, os gerenciando em mais de 70 hospitais.

São 14 mil laudos por dia e 50 milhões de exames realizados nos últimos 10 anos, sempre prezando pela qualidade do atendimento, velocidade na entrega dos resultados, cumprimento de SLA’s (Service Level Agreement) e humanização do atendimento.

 

Redução de custos e otimização de receitas

Este é o segredo de toda e qualquer parceria de sucesso, mas como a FIDI consegue a fórmula mágica da “Redução de custos e Otimização de Receitas”?

São diversos fatores utilizados para alcançar esse resultado, vamos a eles:

Contratação e gestão de equipe médica, técnica e de enfermagem

Todos os médicos, técnicos, enfermeiros e funcionários administrativos são contratados diretamente pela FIDI.

Todos os colaboradores da FIDI, ou FIDIMAKERS, passam por um rigoroso processo seletivo, além de constantes treinamentos e atualizações, para oferecermos os melhores resultados aos hospitais parceiros.

FIDIMAKERS
FIDIMAKERS do Hospital Municipal de Osasco

Manutenção de equipamentos

Um dos principais custos hospitalares são as manutenções de equipamentos.

Com contato direto com os fabricantes, a FIDI consegue agilidade na compra e importação de equipamentos e peças, troca, manutenção, além de trabalhar apenas com fornecedores credenciados que seguem um rigoroso processo de cadastro, auditoria e compliance.

Essas ações preventivas diminuem os custos dos hospitais, além de evitar que os equipamentos fiquem parados, o que afetaria diretamente a receita da unidade.

Além disso, a FIDI possui Técnicos especializados 24 horas por dia, 7 dias por semana, para qualquer urgência que possa ocorrer.

Equipamento de Ultrassonografia

Apoio no Giro de Leitos

Com a implementação de tecnologias e o envio das imagens para a Central de Laudos 24 horas, os resultados dos exames são entregues com rapidez, proporcionando um menor tempo de espera do paciente, maior agilidade no seu cuidado, o que resulta em um maior giro de leitos, Dessa forma o hospital pode realizar um número maior de exames diariamente, aumentando as receitas, mantendo os padrões de qualidade.

Além disso, a FIDI conta com diversos processos, aos quais todos os envolvidos na realização dos procedimentos devem estar cientes, para que o planejamento traçado na otimização dos resultados seja cumprido. Esses processos garantem uma jornada do paciente fluida.

Com a análise desses dados, conseguimos constantemente melhorar os processos e garantir que o período de permanência do paciente seja sempre o adequado, evitando desperdício de tempo do paciente e recursos do hospital.

 

Padronização de processos e qualidade no atendimento

A qualidade no atendimento é uma das premissas da FIDI, é o que nos move diariamente para promover melhoria para a saúde dos brasileiros. Visando isso, foram criados diversos processos de padronização.

Essa padronização é um processo que é atualizado constantemente, para estarmos sempre de acordo com as necessidades do mercado e dos pacientes. Nos orgulhamos de ter atingido 85% de satisfação com o atendimento ao paciente ².

Além disso, a FIDI atua em 6 unidades que possuem acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) – Nível 3 e para isso precisa estar habilitada aos critérios de qualidade exigidos pela entidade certificadora em avaliações, auditorias, visitas e manutenções.

² Dado retirado do Relatório de Análise de Valor de 2021 da FIDI.

 

Protocolos para realização de exames

Possuímos protocolos específicos para cada tipo de exame, amplamente testados e aprovados, garantindo o diagnóstico pelo médico com baixa utilização de contrastes e menor exposição dos pacientes à radiação.

 

Foco em Inovação: transformando dados em valor

A FIDI possui uma Superintendência de Inovação & Dados, que é responsável por transformar em valor os dados gerados pela Fundação. Com isso, contribuímos com a sociedade trazendo soluções para a saúde pública e privada.

Esse setor teve uma importância fundamental no combate a COVID-19, munindo o governo de São Paulo com informações estratégicas, permitindo uma visão epidemiológica da doença em tempo-real.

A geração de Big Data de COVID-19 criou um aumento significativo na eficiência da jornada do paciente. A iniciativa consiste em um sistema automatizado que ajuda a priorizar atendimento a pacientes com suspeita de infecção pelo vírus SARS-Cov-2. Isso se dá através de dados de laudos estruturados que identificam a opinião médica na tomografia computadorizada de tórax, os processa e transforma em painéis de informação gráfica em tempo real.

Foram realizadas mais de 107.000 tomografias computadorizadas e acompanhado mais de 25 mil pacientes com suspeita de COVID-19, advindos de mais de 46 mil com suspeita clínica que tiveram seu atendimento priorizado.

Com esse processo foi possível reduzir de forma significativa os tempos de entrega de laudos dos exames desses pacientes em 22% nos casos de urgência e emergência, 16% em casos de internação e 55% em ambulatorial. Essa redução representa uma economia de tempo para o SUS de 60.170 horas, o que equivale a 2.529 dias, ou aproximadamente 7 anos!

Esse projeto foi de tamanho sucesso que garantiu a FIDI o prêmio Qualidade da HIS by Informa Markets.

A FIDI também desenvolveu o portal FIDI em Números, uma iniciativa Open Data com o intuito de democratizar dados na saúde, trazendo informações através de um Analytics, que hoje conta com a demografia de pacientes com doenças raras (como Esclerose Múltipla, Neuromielite Óptica, Fibrose Pulmonar Idiopática, entre outras) e COVID-19.

Acesse o portal FIDI em Números

Sabemos da responsabilidade e dever que temos enquanto Fundação Filantrópica, e, por esse motivo o departamento de Inovação trabalha com respeito e transparência, sempre seguindo as regras da LGPD e com o máximo de ética profissional. Por essa excelência e cuidado que a FIDI recebeu diversos prêmios.

Principais prêmios recebidos pela FIDI:

  • Bicampeã do prêmio HIS by Informa Markets

A FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2020 na categoria Qualidade Assistencial. Na 10ª edição, o evento premiou as melhores estratégias criadas pelas instituições de saúde do país aplicadas à COVID-19. Os vencedores foram anunciados no Healthcare Innovation Show, maior evento de tecnologia e inovação para saúde, em edição especial 100% digital.

Prêmio Qualidade: FIDI – Projeto FIDI Data COVID-19: Aumento da eficiência da jornada do paciente e geração de Big Data de COVID-19. Tratou sobre formas para laudar exame, garantindo maior segurança e boas práticas.

  • Desafio Internacional para utilização de Inteligência Artificial em Tomografias de Crânio

O projeto de detecção de hemorragia intracraniana em tomografias de crânio, desenvolvido pela FIDI e equipe de parceiros foi medalha de prata no RSNA Intracranial Hemorrhage Detection and Classification Challenge, da Sociedade Norte-Americana de Radiologia (RSNA, em inglês), a maior sociedade médica de radiologia do mundo, com o desafio de criação de um algoritmo para detectar hemorragia intracraniana aguda e seus subtipos.

O desenvolvimento do algoritmo de inteligência artificial para análise de imagens de tomografia computadorizada de crânio permite a rápida detecção de sangramentos intracranianos, melhorando a agilidade dos diagnósticos e melhoria na qualidade das análises dos exames.

  • GPTW | Melhores Empresas para Trabalhar

As unidades Goiás e SEDI III receberam o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW) em 2018 e 2019. Em 2020, a unidade de São Caetano do Sul elencou o guia “Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Saúde”.

 

Central de laudos

A FIDI destaca-se no Brasil e no mundo na área de pesquisa e inovação tecnológica. Com o objetivo de proporcionar avanços científicos, qualidade no diagnóstico do paciente e maior segurança em toda a sua jornada, cada estabelecimento da FIDI conta com a estrutura da Central de Laudos, composta por equipe médica especializada para o acompanhamento remoto dos resultados dos exames, discussão de casos e aplicação de técnicas de ciência de dados como a Inteligência Artificial para priorização de exames de maior criticidade.

Nossos médicos são especialistas em mais de 100 tipos de exames de diagnóstico por imagem e estão disponíveis para oferecer o melhor laudo com alta confiabilidade.

A Central de Laudos funciona 24 horas por dia durante 365 dias do ano.

Central de Laudos da FIDI, localizada na matriz, em São Paulo/SP
 

Suporte ao Parceiro

Acreditamos na comunicação entre a FIDI e os nossos parceiros, por isso oferecemos total suporte para os médicos que atuam conosco nos hospitais e a todos os contratantes.

Possuímos diversos canais abertos para contato com a nossa equipe e solução de toda e qualquer situação que possa vir a ocorrer durante os procedimentos.

Em pesquisa realizada pela FIDI com seus parceiros, atingimos 84% de satisfação com as soluções apresentadas. Além disso também atingimos a marca de:

  • 98% de satisfação com a produtividade;
  • 89% de satisfação com a operação da equipe Administrativa;
  • 88% de satisfação com a operação dos Técnicos de Radiologia;
  • 90% de satisfação com a operação da equipe de Enfermagem.

Os dados foram retirados do Relatório de Análise de Valor de 2021 da FIDI

 

Transparência em tudo o que é feito

Acreditamos no que fazemos e sabemos que fazemos o melhor. A FIDI sempre prezou pela transparência na sua administração e qualidade na prestação de serviços, por isso, seguimos todas as regras e leis para que você saiba com clareza o por que contratar a FIDI.

Acesse o Portal de Ética e Transparência da FIDI

Acesse o Portal de Coleta de Preços da FIDI

 

LGPD levada muito à sério

Os dados são importantes e a sua segurança é mais importante ainda. Diariamente lidamos com dados sensíveis de pacientes e temos a responsabilidade de armazená-los com extrema segurança.

A FIDI realizou um investimento massivo na adequação de todo o sistema para estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, por se tratar de uma Fundação Filantrópica, atuamos sempre com transparência em tudo o que é feito.

Veja como a FIDI se adequou a LGPD

 

Terceirização de Serviços Hospitalares

Todos tendem a ganhar com a terceirização dos serviços hospitalares, que podem proporcionar otimização das receitas e redução de custos, além da gestão da qualidade do atendimento e da velocidade na entrega do laudo para o paciente.

Se você é o gestor ou o responsável pela contratação de serviços no seu hospital, contrate a FIDI e tenha excelência na gestão do seu centro de diagnóstico por imagem!

Vamos conversar?

Entre em contato com a FIDI pelo e-mail comercial@fidi.org.br ou pelo telefone WhatsApp.

A história da FIDI

Ajudar a salvar vidas e transformar a saúde: foi com esse propósito que a FIDI nasceu há 36 anos.

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem foi fundada em 1986 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina, atual Universidade Federal de São Paulo (DDI-UNIFESP), com o compromisso de desenvolvimento científico e acadêmico.

Com o intuito de ser uma organização social de saúde filantrópica, que preza pela excelência em diagnóstico por imagem e pelo atendimento humanizado, assegurando que os médicos e colaboradores atuem sempre com profissionalismo e respeito com quem mais precisa: os pacientes.

A filosofia da FIDI é estar em constante evolução, sempre buscando por inovação, tecnologia e qualidade em nossos processos e serviços.

Quais exames a FIDI realiza

Atualmente a FIDI atingiu a marca de aproximadamente 14 mil laudos diariamente, realizando exames de:

  • Ressonância Magnética
  • Tomografia Computadorizada
  • Ultrassonografia
  • Raios-X
  • Mamografia
  • Densitometria Óssea
  • Biópsias guiadas por Ultrassonografia e Tomografia Computadorizada
  • Hemodinâmica
  • Ecocardiograma

FIDI e o SUS

A FIDI atua com o SUS desde sua fundação através do  quando passou a realizar a gestão do parque tecnológico e a execução dos exames radiológicos dos hospitais públicos da cidade de São Paulo.

Em 2005 a FIDI firmou parceria com o Estado de São Paulo e em 2012 com o Estado de Goiás.

Desde então, atua em mais de 70  hospitais da rede pública de saúde, sendo 8 com o Certificado ONA3 e representa aproximadamente 7,0% dos diagnósticos do SUS no Brasil, já tendo realizado 50 milhões de exames nos últimos 10 anos.

Veja mais números da FIDI

FIDI no mercado privado

Após atingir a excelência no mercado público, a FIDI passou a atuar no mercado privado, para trazer toda sua experiência, agilidade e expertise buscando atender cada vez mais e melhor a população brasileira.

Por que a FIDI?

  • Implementação de tecnologias e inteligência médica, gerando maior agilidade e confiança para as decisões clínicas.
  • Redução do volume de exames desnecessários, criando maior giro de leitos e de salas de exames, ajudando a otimizar receitas e diminuir custos para o Hospital.
  • Padronização e qualidade de atendimento, trazendo maior satisfação do paciente.
  • Equipe de suporte para maior apoio ao médico, enfermeiros e técnicos.

Atuação em 8 Hospitais com certificação ONA 3 e representação de aproximadamente 7,0% dos diagnósticos dos hospitais públicos de alta complexidade.

Veja todas as vantagens de ser um parceiro FIDI

Juntando a tecnologia ao seu favor

Quem já fez um exame sabe o tempo que pode levar para sair o resultado. Com a implementação de tecnologias, a agilidade da entrega dos laudos diminuiu essa espera dos pacientes.

A FIDI sempre investiu na telemedicina e em novas tecnologias, pensando na evolução da fundação, para atender cada vez mais e melhor a população.

Com uma Central de Laudos com certificação ISO 9001, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, o paciente realiza o exame em uma das unidades da FIDI e as imagens são enviadas para o médico, que examina e devolve o laudo para o hospital, reduzindo significativamente o tempo de espera. Com a implementação de tecnologias e inteligência médica, a FIDI gera maior agilidade e confiança para decisões clínicas.

Jornada do paciente da FIDI

Jornada do Paciente

Mulheres de Peito

Além disso, a FIDI também é responsável pela gestão das carretas do programa ‘Mulheres de Peito’, que em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, circulam pelas cidades realizando mamografias gratuitas, auxiliando e agilizando o atendimento à população.

O trabalho das carretas se intensifica em outubro, onde a FIDI promove o projeto “Todos Pelo Rosa”.

Projeto Todos Pelo Rosa

Outubro é Rosa, um mês especializado na prevenção do câncer de mama, que leva a óbito aproximadamente 14 mulheres a cada 100 mil.

A FIDI, como especialista em exames de Mamografia e Ultrassonografia de Mama, realiza desde 2018 em parceria com a ONG Américas Amigas o projeto Todos Pelo Rosa, onde atende gratuitamente nas unidades móveis, mulheres acima de 40 anos que estão em situação de vulnerabilidade social.

O projeto auxilia a população com um atendimento humanizado, de qualidade. As pacientes recebem o resultado do exame na hora.

Conheça mais sobre o projeto “Todos Pelo Rosa” assistindo ao vídeo abaixo:

FIDIMAKERS

Atualmente a FIDI conta com aproximadamente 3 mil colaboradores, com pessoas alocadas em nosso escritório central, dando todo o suporte necessário para a equipe da linha de frente, que conta com médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, que atuam diariamente nos hospitais.

Desde 2022 os colaboradores da FIDI passaram a ser chamados de FIDIMAKERS. O nome remete ao nosso espírito, pois todos os colaboradores da FIDI são “gente que faz”.

Com a proposta de pertencimento, a FIDI preza pela união de seus colaboradores, sempre olhando para o seu Manifesto.

Seja um FIDIMAKER 

Manifesto da FIDI

O Manifesto da FIDI é o que guia diariamente, tanto a Fundação, quanto seus FIDIMAKERS, sendo um código de ética e direcionamento.

Veja o Manifesto na íntegra:

“Salvar vidas é o que nos move.

Trazer à luz o que os olhos de quem pode salvar precisa ver.

Fazemos imagens que têm o poder de mudar a vida das pessoas, diariamente.

Cada uma de nossas imagens conta uma história, e em cada história, fazemos a diferença.

Nascemos do desejo de olhar e cuidar daqueles que estão por trás das imagens.

Temos como vocação capacitar e apoiar a formação de profissionais com excelência e qualidade.

E trazer inovação no diagnóstico, aprendendo e nos reinventando sempre

Com o objetivo de entregar cada vez mais e melhor.

Com o orgulho de entregar para quem mais precisa, mesmo nas condições mais delicadas.

Não fazemos nada pela metade.

Trabalhamos duro para valorizar os recursos que recebemos.

E estamos sempre superando as expectativas, entregando além do combinado .

Nossa essência é servir.

Nosso legado é transformar positivamente tudo o que assumimos.

Especialmente vidas.”

Linha do tempo

  • 1986: Surge o Instituto de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina.
  • 2001: A convite da prefeitura de São Paulo, a FIDI começa a atuar em 42 unidades de saúde.
  • 2005: A FIDI é contratada pelo Governo do Estado de São Paulo.
  • 2006: A FIDI deixa de ser Instituto e passa a ser denominada Fundação.
  • 2008: A FIDI passa a gerenciar a área de diagnóstico por imagem do IAMSPE.
  • 2009: A FIDI ganha status de Organização Social, expandindo sua atuação no Brasil.
  • 2010: A FIDI atinge a marca de 3 milhões de exames realizados em um ano.
  • 2012: A FIDI é contratada pelo Governo do Estado de Goiás.
  • 2013: A FIDI começa a atuar no HSPM em São Paulo.
  • 2014: A FIDI atinge a marca de 4 milhões de exames realizados em um ano.
  • 2018: A FIDI atinge a capacidade de realização de 5 milhões de exames por ano e mais de 80 unidades.
  • 2019: A FIDI é premiada pela RSNA, maior congresso de radiologia do mundo.
  • 2020: A FIDI está presente de forma decisiva no sistema de saúde pública em mais de 88 unidades nos estados de SP e GO.
  • 2021: A FIDI recebe o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW).

Por que a FIDI?

A FIDI é uma fundação responsável por realizar os exames de imagem em 80 unidades de saúde de baixa, média e alta complexidade.

Somos especialistas em:

  • Ressonância Magnética
  • Tomografia Computadorizada
  • Ultrassonografia
  • Raios-X
  • Mamografia
  • Densitometria Óssea
  • Biópsias guiadas por Ultrassonografia e Tomografia Computadorizada
  • Hemodinâmica
  • Ecocardiograma
Representamos 7,0% dos diagnósticos dos hospitais públicos de alta complexidade no Brasil e crescemos ano após ano. Temos orgulho de nossa representatividade ao ajudar cada vez mais a população. Mas a FIDI não para por aí. Buscamos atuação em hospitais privados, criando uma rede de qualidade dentro da área de diagnósticos de imagem.
Jornada do Paciente

Mas por que a FIDI?

  • Com a implementação de tecnologias e inteligência médica, geramos maior agilidade e confiança para as decisões clínicas.
  • Reduzimos o volume de exames desnecessários, criando maior giro de leitos e de salas de exames, ajudando a otimizar receitas e custos para o Hospital.
  • Padronização e qualidade de atendimento, trazendo maior satisfação do paciente.
  • Temos uma equipe de suporte para maior apoio ao médico, enfermeiros e técnicos.
  • Atuamos em 8 Hospitais com certificação ONA 3 e representamos 7,0% dos diagnósticos dos hospitais públicos de alta complexidade.

FIDI em números

Quer saber mais sobre os serviços da FIDI nos hospitais privados, ou se você é o responsável pela contratação de serviços do seu hospital, entre em contato com a FIDI!

FIDI lança portal com dados sobre exames de imagem

Por: Medicina S/A

A Fundação Instituto de Pesquisa em Diagnóstico por Imagem (FIDI) lançou o site FIDI em Números para divulgar informações sobre exames de imagem e demografia de pacientes colhidas entre 2018 e 2021 nas unidades do SUS onde a instituição atua. A página dá acesso a dados de exames para diagnóstico de doenças raras e Covid-19, como tipo do laudo, quantidade realizada e idade média dos pacientes.

De 2018 a 2021, a fundação realizou, em média, 3.37 milhões de exames por ano. Anualmente a média de pacientes atendidos foi de 1.85 milhão. No período, os exames mais realizados foram: raio-X (7.5 milhões), ultrassonografia (2.7 milhões), tomografia (2.3 milhões), mamografia (577.3 mil) e ressonância magnética (253.7 mil).

“Este projeto retrata a trajetória de FIDI no processo de amplificação do acesso à saúde no setor público, ajudando quem mais precisa. Nosso trabalho na realização de diagnóstico por imagem é fundamental para a democratização do cuidado e para a escolha do melhor tratamento para cada paciente, garantindo mais qualidade de vida”, comenta Dr. Igor Santos, médico radiologista e superintendente da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI).

Para acessar os dados clique aqui.

FIDI economiza um terço de papel após adotar conceito Paperless

Por: Medicina S/A

Com o objetivo de reduzir custos, melhorar o atendimento e impactar de forma positiva o meio ambiente, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) aderiu, em 2019, ao conceito Paperless e, quatro anos depois, já economizou um terço nos gastos com papel.

Paperless ou sem papel, na tradução literal, é um conceito que tem por objetivo geral a redução, ao máximo, do consumo de papel e garantir as práticas empresariais de ESG voltadas para a sustentabilidade e redução nos custos. Além disso, o projeto consegue garantir mais segurança nas informações e digitalizar a saúde, integrando tecnologias e ferramentas de tecnologia para ganho de eficiência, melhorando a qualidade no atendimento e a segurança dos dados do paciente.

“A Fidi aderiu ao Paperless em 2019 incentivando o paciente, o acesso ao resultado do exame pela internet, reduzindo assim, o número de impressões. A adesão das equipes internas de FIDI nos trouxe ganhos na produção, otimizando fluxos e agilizando processos”, explica Vanessa Carvalho, superintendente de operações de FIDI.

Entre as vantagens dos benefícios que a Fundação apontou como os mais impactantes estão:

  • Impacto positivo ao meio ambiente: muitos recursos naturais são utilizados para a produção do papel, gerando grande impacto ao meio ambiente com o desmatamento. As empresas passam cada vez mais a terem responsabilidade social e ambiental para preservação do planeta;
  • Facilidade no acesso às informações: a digitalização aumenta a capacidade de acesso as informações de maneira rápida e objetiva. A segurança e a rastreabilidade também são benefícios;
  • Redução de custos: com a digitalização é possível reduzir significativamente os gastos com papel, impressoras, cartuchos de tinta e pastas para armazenamento.

De acordo com a instituição, vale destacar que exames das modalidades de tomografia computadorizada, ressonância magnética e mamografia ficam disponíveis para acesso pela internet, o que facilita e agiliza o acesso ao resultado, evita o deslocamento do paciente para retirada dos exames e contribui com meio ambiente.

A relação entre as redes sociais e a medicina: ética e LGPD

Por: Dr. Igor Santos em Medicina S/A

É fato que as redes sociais fazem cada vez mais parte do cotidiano e influenciam cada vez mais o comportamento das pessoas. O uso difundido do Instagram, Facebook, Linkedin e outras redes transformou as relações entre as pessoas e, consequentemente, entre médicos e pacientes. Foi a partir daí que surgiu a necessidade de se debater e esclarecer as ações dos profissionais médicos no ambiente digital.

Nos códigos de ética profissional, os itens que se referem à relação médico-paciente reforçam o sigilo das informações como direito do paciente e dever do profissional da saúde. Portanto, neste setor, é preciso ter muito cuidado quando o assunto é marketing digital para que a divulgação não saia do controle e nem prejudique a imagem do profissional nem do paciente. Neste caso, o grande objetivo não deve ser de apenas conseguir novos pacientes, mas gerar autoridade digital em determinados temas de saúde e colaborar para o bem-estar, sem colocar em risco a segurança dos dados. O trabalho nas redes sociais deve estar essencialmente relacionado a conteúdos relevantes que possam servir como fonte de informação para o público em geral, em caráter exclusivo de conscientização e educação da sociedade.

Os vazamentos recorrentes dos dados dos brasileiros levaram, em 2018, a criação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A lei foi implementada com o objetivo de modificar a maneira com que as empresas, de todos os setores, realizam o tratamento dos dados, desde a coleta até o seu compartilhamento. No setor da saúde não é diferente e há muitas informações sensíveis que precisam ser preservadas.

Além disso, ao realizar publicidade na área médica, os profissionais devem estar atentos às normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina, que regulam o que pode ser divulgado e, principalmente, o que não deve ser feito. É importante lembrar que algumas práticas normalmente usadas por empresas nas redes sociais não são permitidas no marketing médico. Então é preciso ficar atento e entender que lidar com informações é tão importante e delicado quanto lidar com saúde.

FIDI inicia atendimento no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG)

Por: Portal Hospitais Brasil

Com o objetivo de ampliar a entrada de pacientes na rede pública estadual de São Paulo para a realização de exames de imagem, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) passou a atuar, desde 4 de maio, no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), em São Miguel Paulista, localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo.

Na unidade, a gestora de serviços de diagnóstico por imagem oferece exames de raios X Digital, Ultrassom, Tomografia Computadorizada, Mamografia e Densitometria Óssea. A projeção é de que sejam realizados cerca de 3.350 exames mensais.

“Esta parceria representa mais um passo importante para amplificar o acesso à saúde e garantir que muitas pessoas da zona leste de São Paulo possam realizar exames de imagem por meio do SUS. Esta iniciativa permite detectar doenças em estágio inicial e contribuir para otimizar tratamentos e promover o bem-estar dos pacientes”, explica Vanessa Carvalho, superintendente de Operações da FIDI.

O instituto contará com aproximadamente 16 colaboradores de FIDI para atender os pacientes, como agentes administrativos, auxiliar de enfermagem, enfermeiros, técnico em radiologia e líder em radiologia. Com essa parceria, a FIDI passa a atender em 77 hospitais públicos no estado de São Paulo e Goiás.

Busca por mamografia caiu na pandemia; exame reduz mortalidade por câncer – UOL

A pandemia do coronavírus prejudicou as rotinas de diagnóstico e tratamento de diversas doenças. Com o câncer de mama não foi diferente. Um levantamento da Fidi (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), gestora de serviços de diagnóstico por imagem na rede pública de São Paulo e Goiás, aponta que em 2021 foram realizadas 35% menos mamografias do que em 2019. No entanto, houve uma pequena melhora em comparação a 2020, quando a diferença no número de exames foi 42% menor do que em 2019….

Leia a matéria completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/02/05/busca-por-mamografia-diminuiu-na-pandemia-exame-reduz-mortes-por-cancer.htm

Site: uol.com.br

SP: Em Paraisópolis ação oferece serviços de saúde gratuitos

Site: msn.com

Os moradores da comunidade terão acesso gratuito aos serviços de teleatendimento médico especializado, verificação de peso, altura e pressão e o teste de bioimpedância, que avalia a composição corporal do paciente, além de orientações sobre câncer de mama.

Leia a matéria em: https://www.msn.com/pt-br/esportes/futebol/sp-a%c3%a7%c3%a3o-em-parais%c3%b3polis-oferece-servi%c3%a7os-de-sa%c3%bade-gratuitos/ar-AAPTYLO

Skip to content