A telemedicina já se tornou uma parte importante da rotina de muitas instituições de saúde em todo o mundo. Essa abordagem revolucionária está superando obstáculos físicos e geográficos, trazendo melhorias na área da saúde. Existem diversos fatores que estão impulsionando o crescimento da telemedicina, como os avanços tecnológicos, serviços de monitoramento remoto de pacientes, o envelhecimento da população, o aumento das doenças crônicas e a melhoria da eficiência dos profissionais de saúde.
Phygital Healthcare
Você já ouviu falar da expressão “Phygital Healthcare”? Esse termo surge da combinação de duas palavras: “físico” e “digital”. Significa a integração dos aspectos offline e online para proporcionar uma experiência única aos pacientes. No setor de saúde, esse tema cresceu durante a pandemia devido aos resultados positivos que apresentou. As pessoas adotaram essa modalidade, e houve uma otimização significativa nos custos de atendimento.
O mais interessante é que o “Phygital Healthcare” não apenas torna o atendimento mais conveniente, mas também amplia o acesso aos cuidados de saúde. Além disso, ao eliminar a necessidade de presença física, essa abordagem democratiza o acesso aos cuidados médicos.
O Painel “Phygital Healthcare” no Telemedicina Evolution Fórum
O gerente de TI da FIDI, Renan Delgado, foi convidado a falar sobre esse assunto no Telemedicina Evolution Fórum no painel “Phygital Healthcare – Avanços na Telessaúde”. Renan possui mais de 16 anos de experiência, liderando inovações e transformações digitais de negócios na área de saúde.
No evento, discutiu-se a fusão do mundo físico e digital, que está gerando inovações na interação entre médicos e pacientes. Isso está tornando os cuidados de saúde acessíveis a todas as camadas da população e, ao mesmo tempo, economizando recursos.
FIDI participa de debate sobre “Phygital Healthcare – Avanços na Telessaúde”
Além disso, tivemos o privilégio de ouvir as visões e experiências de especialistas renomados:
– Leonardo Jorge Cordeiro de Paula: Diretor Técnico e Acadêmico da Escola Brasileira de Medicina – Ebramed. – Carlos Pedrotti: Presidente da SDB – Associação Brasileira das Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, e Gerente Médico de Telemedicina no Hospital Israelita Albert Einstein.
Como destacou Renan Delgado, “A tecnologia desempenha um papel fundamental na telemedicina, à medida que continuamos a aprimorar as ferramentas e a ouvir o feedback dos médicos e pacientes. Assim estamos oferecendo uma saúde melhor para todos. O processo deve ser fluido e descomplicado. Novas experiências de relacionamento entre hospitais e pacientes podem ser desenvolvidas graças à combinação dos mundos digital e físico (phygital)”.
Tem interesse em saber sobre ao assunto? O painel está Phygital Healthcare – Avanços na Telessaúde está disponível integra no link: CLIQUE AQUI
A FIDI e a Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz uniram forças para trazer um evento dedicado à radiologia. Em julho, aconteceu o “Inovação e Tecnologia em Radiologia: Evento para Troca de Experiências“, que trouxe à tona uma incrível oportunidade para profissionais do campo se reunirem, aprenderem e compartilharem suas vivências.
O encontro reuniu mais de 100 especialistas e interessados na área da radiologia, criando um ambiente propício para uma jornada de aprendizado e conexões.
Destaques das Palestras
Dentre as palestras do evento, destacamos a participação do Alfredo Rodrigues, Engenheiro de Dados da FIDI. Ele compartilhou sua visão sobre a “Importância de Novas Tecnologias para os Profissionais do Futuro”, abrindo portas para discussões sobre como as inovações tecnológicas estão redefinindo a radiologia.
“Ter a oportunidade de compartilhar minha visão no palco do evento “Inovação e Tecnologia em Radiologia” foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora”. Diz Alfredo.
Elisabete Santana, Coordenadora de Infraestrutura e Física da FIDI, cativou a plateia com sua palestra sobre “A Importância do Planejamento de Carreira para Profissionais das Técnicas Radiológicas”. Essa apresentação não apenas falou sobre a importância do desenvolvimento profissional, mas também sobre a crescente necessidade de adaptação em um cenário em constante evolução.
“A importância de um plano estratégico de carreira no contexto em constante evolução da radiologia é algo que todos os profissionais devem considerar.” Olhando para trás, fico muito grata pela oportunidade de contribuir para esse evento”, menciona Elisabete.
O evento “Inovação e Tecnologia em Radiologia” foi uma experiência enriquecedora. À medida que os profissionais da área exploraram as possibilidades futuras e as transformações tecnológicas, eles também construíram conexões valiosas.
A Graduação em Radiologia
A parceria com a Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz destaca o DNA acadêmico da FIDI desde sua fundação por médicos da Escola Paulista de Medicina há 36 anos. Com um forte compromisso em aprimorar o curso de graduação em Radiologia, a parceria teve início.
No Brasil, este é o primeiro curso de radiologia a trazer conhecimentos de tecnologia, inovação, economia digital, dados, algoritmos e inteligência artificial, entre outras novidades do mercado para o setor da saúde.
“Em um mercado de trabalho em constante evolução, a formação do profissional de radiologia precisa ir além da sala de aula e da ação de realizar o exame em si. O tecnólogo em radiologia pode ser ainda mais estratégico para as corporações e, para isso, precisa ter a capacidade de atuar em áreas como inovação, tecnologia e dados, que são determinantes para trazer maior competitividade aos players do setor da saúde”, explica Alan Ramos, Head de Projetos Estratégicos da FIDI.
O curso de graduação, reconhecido pelo MEC como “Curso superior de tecnologia em radiologia”; já é nota máxima em todas as categorias de ensino, e a readequação objetiva trazer as últimas tecnologias e inovações da área, atualizando constantemente a formação profissional para suprir as mais atuais necessidades do mercado de trabalho.
Com expertise em inovação, tecnologia e na nova economia digital, a FIDI tem amplo envolvimento com a produção científica. Estimular a formação de profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho, principalmente para os avanços tecnológicos, é uma das prioridades da fundação.
A FIDI, Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem atua com maestria no segmento de telerradiologia e continua sua trajetória de sucesso no campo da saúde com mais uma parceria: o Hospital Beneficente Português do Amazonas.
Foto: Portal “A Crítica.com”
A telerradiologia a serviço do Hospital Beneficente Português do Amazonas
A FIDI é pioneira em serviços de telerradiologia, uma modalidade que permite a interpretação de exames de imagem remotamente por radiologistas especializados. Com a parceria estabelecida com o Hospital Beneficente Português do Amazonas, a FIDI disponibiliza seus serviços de telerradiologia, trazendo inúmeros benefícios para a instituição e seus pacientes.
Através da telerradiologia, os exames de imagem realizados no Hospital Beneficente Português do Amazonas são enviados eletronicamente para a equipe da FIDI, onde são interpretados por médicos radiologistas. Utilizando tecnologia avançada e sua expertise, esses profissionais emitem laudos precisos e detalhados, auxiliando no diagnóstico e tratamento dos pacientes.
Compromisso com a qualidade em telerradiologia.
Erica Santos, Supervisora do Setor de Imagem no Hospital Beneficente Português do Amazonas, compartilhou sua experiência: “Os pacientes elogiam muito os laudos da FIDI, assim como o Dr. Gadelha, que preza pela qualidade excelência aqui no hospital.”
A parceria entre a FIDI e o Hospital Beneficente Português do Amazonas evidencia o compromisso de ambas as instituições em oferecer cuidados de saúde de alta qualidade.
Através desta colaboração, os pacientes têm acesso a laudos de telerradiologia precisos e de qualidade, auxiliando no diagnóstico e tratamento adequados. O feedback positivo confirma a eficácia dessa parceria e reforça o compromisso mútuo com a qualidade e excelência no atendimento médico. A FIDI continua a deixar sua marca no campo da saúde, expandindo sua atuação e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços de diagnóstico por imagem.
A FIDI marcou presença na 14ª edição do Fórum Saúde Digital, contribuindo para o debate sobre “Telemedicina, um setor em construção”. Neste evento, o Dr. Luís Tibana, superintendente médico da FIDI, juntamente com o Dr. Caio Soares, diretor médico na Teladoc Health, e Thiago Liguori, diretor da Pipo Saúde, discutiram a importância da telemedicina na atualidade e as contribuições essenciais da telerradiologia nesse processo inovador.
A importância da telemedicina na atualidade
A telemedicina tem se destacado como uma ferramenta crucial para superar desafios no setor da saúde, como a distância geográfica e a falta de acesso a especialistas. No Fórum Saúde Digital, os especialistas enfatizaram como a telemedicina tem possibilitado um atendimento médico ágil e eficiente, permitindo que pacientes tenham acesso a cuidados de qualidade, independentemente da localização.
As contribuições da telerradiologia
Uma das partes fundamentais dessa discussão foi a telerradiologia, que desempenha um papel vital no diagnóstico e tratamento à distância. A telerradiologia permite que exames de imagem sejam avaliados por radiologistas especializados em qualquer lugar do mundo. Com isso, é possível obter laudos precisos e rápidos, garantindo um cuidado eficaz aos pacientes e facilitando a tomada de decisões clínicas.
A FIDI é uma das instituições pioneiras da telerradiologia no Brasil ao implementar uma central de laudos com planejamento rigoroso. O seu funcionamento é acompanhado da análise e do aprimoramento constante das performances dos equipamentos, sistemas, qualidade das imagens, padronização dos processos e do próprio corpo clínico especializado.
Benefícios e desafios das tecnologias inovadoras
Durante o debate, foram explorados tanto os benefícios quanto os desafios dessas tecnologias inovadoras. Entre os benefícios, destacam-se a agilidade no atendimento, a ampliação do acesso a serviços médicos especializados, a redução de custos e a possibilidade de monitoramento remoto. Também foram debatidos desafios como a necessidade de uma regulamentação adequada, a garantia da segurança e privacidade dos dados e a adaptação dos profissionais de saúde a essa nova forma de prática médica.
A participação da FIDI no Fórum Saúde Digital reforçou seu compromisso em contribuir para o avanço da telemedicina e da telerradiologia. Essas tecnologias têm o potencial de revolucionar a área da saúde, possibilitando um atendimento mais acessível, eficiente e preciso. A FIDI continua empenhada para oferecer serviços de qualidade, buscando sempre o aprimoramento dos cuidados com a saúde e o bem-estar dos pacientes.
Um dos ramos da telemedicina, a telerradiologia foi regulamentada no Brasil em 2009 pela Resolução CFM n° 1.890 e desde então contribui para otimizar a emissão de laudos e diagnósticos por imagem, já que através dessa tecnologia, é possível transmitir imagens radiológicas para serem analisadas por especialistas em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Como funciona
O funcionamento da telerradiologia envolve os seguintes passos:
Realização do exame: O paciente passa por um exame de diagnóstico por imagem, como uma radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O equipamento utilizado captura os sinais e os converte em imagens digitais.
Transmissão das imagens: As imagens digitais são transmitidas para a plataforma de telerradiologia juntamente com os dados clínicos do paciente, como histórico médico e solicitação do exame. Isso pode ocorrer de forma automática, quando o sistema está integrado com o equipamento de diagnóstico, ou por meio do compartilhamento manual das imagens na plataforma.
Acesso aos radiologistas: Os radiologistas têm acesso às imagens e aos dados clínicos por meio da plataforma de telerradiologia. De forma remota, eles podem visualizar as imagens, realizar análises e interpretações, e verificar o histórico do paciente.
Emissão do laudo à distância: Com base nas informações disponíveis, o radiologista realiza a análise diagnóstica e elabora o laudo radiológico. O laudo é assinado eletronicamente e disponibilizado para a instituição de saúde e o médico solicitante. Em alguns casos, o laudo também pode ser integrado ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).
É importante destacar que a telerradiologia requer o uso de tecnologias como sistemas PACS (Picture Archiving and Communication System) para armazenamento e visualização de imagens médicas, bem como sistemas de comunicação seguros para transmitir os dados de forma confidencial.
Diferencial da FIDI
Na FIDI, esse conceito é aplicado com excelência. O diferencial da fundação está enraizado em sua origem: fundada por médicos da renomada Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Essa herança traz consigo a excelência acadêmica, a credibilidade e o compromisso com a qualidade nos diagnósticos.
O contratante não fala apenas com robôs, mas sim com profissionais humanos dedicados a resolver suas necessidades e questões. A confiança é essencial nesse tipo de serviço, e a FIDI se destaca ao oferecer um relacionamento próximo e transparente com seus clientes.
Vantagens da telerradiologia
A telerradiologia oferece várias vantagens tanto para as instituições de saúde quanto para os profissionais da área de radiologia:
Acesso a especialistas: As instituições podem contar com o trabalho de especialistas em radiologia mesmo em locais onde esses não estão disponíveis localmente. Isso permite obter uma segunda opinião ou apoio especializado em diagnósticos mais complexos, melhorando a qualidade dos resultados.
Na FIDI, a credibilidade da UNIFESP é levada a sério. Todos os profissionais são selecionados criteriosamente, garantindo a expertise necessária para emitir laudos precisos e confiáveis. A empresa segue rigorosos protocolos de qualidade e segurança, assegurando que os resultados dos exames sejam consistentes e confiáveis.
Redução de custos: A telerradiologia elimina a necessidade de deslocamento físico de profissionais, reduzindo os custos associados a viagens e alojamento. Além disso, permite que as instituições contratem especialistas sob demanda, em vez de manter uma equipe de radiologistas em tempo integral.
Colaboração entre profissionais: A telerradiologia facilita a colaboração entre radiologistas e outros profissionais da saúde, permitindo que eles compartilhem casos e troquem informações para obter uma opinião mais abrangente sobre os exames. Isso pode levar a diagnósticos mais precisos.
Agilidade na entrega de laudos: Com a transmissão rápida e fácil das imagens, os radiologistas podem acessar e interpretar os exames de forma mais eficiente. Isso resulta em diagnósticos mais rápidos, permitindo que os pacientes recebam tratamento adequado e de forma mais ágil, aumentando o giro de leitos
Ampliação do atendimento em áreas remotas: A telerradiologia permite que instituições localizadas em áreas remotas tenham acesso a especialistas sem a necessidade de contratação presencial, superando as limitações geográficas e aumentando o acesso a serviços de qualidade.
Flexibilidade e disponibilidade: Com a telerradiologia, os serviços estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os profissionais podem trabalhar de forma remota e flexível, proporcionando atendimento contínuo e reduzindo atrasos na emissão de laudos e diagnósticos.
A Telerradiologia é a solução ideal para clínicas e hospitais que buscam agilidade, qualidade e confiança nos seus diagnósticos por imagem. A combinação do atendimento exclusivo, personalizado e humano com a credibilidade da UNIFESP no DNA da empresa, faz da FIDI a escolha certa. Confie em quem tem a expertise e o compromisso de oferecer o melhor serviço em diagnóstico por imagem.
No dia 26 de maio, a FIDI participou da sessão que integra a 28ª Feira Hospitalar, principal evento de negócios e networking do setor de saúde na América Latina, o Congresso HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society)
O gerente médico de inovação e dados da FIDI, Dr. Osvaldo Landi Júnior, participou do debate-case “2030: ecossistemas de saúde orientados por dados. Como migrar de um sistema baseado em doenças para um ecossistema orientado a dados?”
Durante a participação no Congresso HIMMS, o *Dr. Osvaldo Landi compartilhou sua experiência na transformação digital e como o ecossistema de dados é uma tendência no setor da saúde.
Para oferecer mais qualidade e segurança no atendimento ao cliente, a FIDI propõe constantes reflexões sobre a implementação da Inteligência Artificial em hospitais e clínicas de todos os portes.
Sobre a área de Inteligência Artificial
No contexto, a área de pesquisa da ciência da computação, a inteligência artificial (IA) é o conceito que, de maneira resumida, estuda e trabalha a capacidade das máquinas de produzirem comportamentos “humanizados” e executarem tarefas que, anteriormente, poderiam ser feitas apenas pela inteligência humana.
Apesar de estar em ascensão, a definição surgiu ainda no século passado, quando, em meados de 1950, Alan Turing, matemático e cientista da computação, despertou o seguinte questionamento: as máquinas podem pensar?
Entre várias ações da FIDI, Dr. Osvaldo Landi falou dos resultados benéficos registrados: “Com base na análise de 829 exames processados pelo algoritmo de IA ao longo de um ano, verificou-se que o modelo atingiu uma sensibilidade de 90%, o que é considerado excelente para casos em que não se pode deixar passar nenhum exame com resultado crítico”.
Esta é a FIDI, com sua atuação inovadora e acesso a diagnósticos precisos, ágeis e eficientes, capaz de transformar positivamente o setor da saúde, contribuindo para um futuro promissor.
Se você ainda não conhece as soluções em Diagnóstico por Imagem da FIDI, acesse o nosso site e saiba mais: Solução em Diagnóstico por Imagem
Você já imaginou como a inteligência artificial pode inovar o campo da saúde com achados de imagem clinicamente importantes?
Durante o 32º Congresso Fehosp, a CEO da FIDI, Simone Vicente Reis, compartilhou insights valiosos sobre as “Soluções Tecnológicas para Achados Críticos em Diagnóstico por Imagem”. A palestra mostrou como a fundação faz aplicação da IA nesse setor tão importante.
A comunicação eficiente de achados críticos em ambiente hospitalar é essencial para garantir a segurança do paciente. No entanto, problemas de comunicação têm sido frequentemente identificados.
Para lidar com essa questão, a Joint Commission estabeleceu metas nacionais de segurança do paciente, incluindo a necessidade de desenvolver procedimentos para gerenciar e comunicar resultados críticos de testes e procedimentos diagnósticos.
Nesse contexto, soluções baseadas em inteligência artificial (IA) estão revolucionando a maneira como lidamos com essas situações, garantindo uma comunicação mais rápida e precisa.
Priorizando a comunicação de achados críticos
A FIDI, consciente da importância da comunicação de achados críticos, decidiu realizar uma prova de conceito utilizando uma solução de IA para o diagnóstico de condições críticas em tomografias de crânio, incluindo acidente vascular cerebral (AVC).
A integração dos resultados dessa solução com uma ferramenta de notificação de achados críticos desenvolvida pela própria fundação permite que a informação seja transmitida à equipe responsável de forma ágil e eficiente.
Fluxo de trabalho otimizado
Após a aquisição do exame e a análise do algoritmo de IA, os exames com achados críticos são priorizados na lista de trabalho dos médicos radiologistas, garantindo que sejam tratados com a atenção necessária.
Uma segunda ferramenta de notificação de achados críticos permite que os radiologistas realizem a notificação dentro do próprio sistema, enviando as informações para um grupo de mensagens instantâneas criptografado, onde os membros da equipe local recebem as notificações.
Monitoramento e análise
Todas as notificações são registradas em uma plataforma de análise de dados, que permite acompanhar a evolução desses casos e garantir que os melhores padrões de qualidade sejam mantidos, possibilitando uma visão mais abrangente e facilitando a identificação de áreas de melhoria.
Resultados e benefícios
Com base na análise de 829 exames processados pelo algoritmo de IA ao longo de um ano, verificou-se que o modelo atingiu uma sensibilidade de 90%, o que é considerado excelente para casos em que não se pode deixar passar nenhum exame com resultado crítico.
Observou-se que o tempo médio para laudo dos exames identificados com achados críticos foi 36 minutos mais rápido em comparação aos exames sem achados críticos. Isso evidencia os benefícios significativos dessa abordagem, incluindo uma resposta mais rápida e eficaz no tratamento dos pacientes.
A utilização da inteligência artificial para priorizar e comunicar achados críticos em diagnósticos por imagem tem se mostrado uma solução promissora para melhorar a segurança e a qualidade do cuidado ao paciente.
Ao implementar essa abordagem inovadora, a FIDI demonstra seu compromisso em oferecer soluções tecnológicas preocupando-se com o bem-estar do paciente.
Seja parte dessa revolução na medicina diagnóstica. Conheça a FIDI e suas soluções tecnológicas de ponta para garantir uma saúde mais inteligente e precisa.
A FIDI no FEHOSP 2023: Destacando-se na área da saúde e fortalecendo a área através da Inovação.
No cenário da saúde o constante avanço tecnológico e a busca por soluções inovadoras têm se tornado essenciais para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.
Nesse contexto, a FIDI – Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, tem desempenhado um papel fundamental ao contribuir com a modernização e aprimoramento dos serviços radiológicos.
Em mais ação importante, a FIDI marcou presença no FEHOSP 2023 – Fórum Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, consolidando seu compromisso com a saúde e apresentando soluções inovadoras para o setor.
O Congresso FEHOSP é um evento de grande relevância para área da saúde, reunindo gestores, profissionais e representantes do poder público para discutir desafios, compartilhar conhecimentos e apresentar as principais tendências e avanços no setor.
A participação da FIDI no FEHOSP 2023 foi uma oportunidade única para a fundação destacar seu papel como parceira estratégica nas soluções em diagnóstico por imagem.
Simone Vicente, CEO da FIDI
Durante os 4 dias de evento, mais de 1.300 profissionais participaram, o que evidencia o impacto e a relevância do nosso estande estrategicamente localizado. E possibilitando diversos relacionamentos institucionais e comerciais.
Além disso, tivemos a honra de contar com a presença de Simone Vicente, CEO da FIDI, como palestrante no fórum de Saúde e Segurança do Paciente.
Sua palestra, intitulada “Soluções Tecnológicas para achados críticos em diagnóstico por imagem”, trouxe reflexões importantes sobre a implementação de Inteligência Artificial em hospitais e clínicas de todos os portes, visando oferecer maior qualidade e segurança no atendimento ao paciente.
A troca de experiências nesse contexto foi coordenada por Camila Lorenz, diretora da Zeps Strategy Agency.
Para encerrar o congresso, a Ana Luiza Lopes, gerente de relacionamento comercial da FIDI, desempenhou um papel fundamental ao coordenar a mesa da palestra intitulada “A Violência contra a mulher, o assédio moral no ambiente corporativo e o código de compliance feminino”.
A palestra, ministrada pela advogada do Instituto Justiça de Saia, abordou de forma abrangente e impactante temas cruciais, incluindo vulnerabilidade, assédio, violência e feminicídio. Essa iniciativa despertou a conscientização e gerou discussões relevantes para promover uma mudança significativa na sociedade.
Ana Luiza Lopes, gerente de relacionamento comercial da FIDI e Gabriela Manssur, advogada do Instituto Justiça de Saia.
A FIDI reconhece a importância de criar um ambiente de trabalho seguro e livre de assédio para todos os seus colaboradores, especialmente para as mulheres. Por isso, a empresa está comprometida em prevenir e combater qualquer forma de assédio no ambiente corporativo, em cumprimento à Lei 14.457, instituída em setembro de 2022, que criou o Programa Emprega + Mulheres.
Valorizando a diversidade e a inclusão, a fundação busca contribuir para a construção de um ambiente corporativo mais justo e igualitário, onde as mulheres possam exercer suas atividades profissionais com segurança e dignidade.
A participação da FIDI reafirmou seu compromisso em fortalecer a saúde por meio da inovação, demonstrando uma aliada estratégica na modernização dos serviços radiológicos, oferecendo soluções tecnológicas e expertise de 36 anos no mercado de diagnóstico por imagem.
Esta é a FIDI, com sua atuação inovadora e acesso a diagnósticos precisos, ágeis e eficientes, capaz de transformar positivamente o setor da saúde, contribuindo para um futuro promissor.
Se você ainda não conhece as soluções em Diagnóstico por Imagem da FIDI, acesse o nosso site e saiba mais: Solução em Diagnóstico por Imagem
O mundo hoje vive na era da tecnologia e diariamente vemos diversas inovações chegando para auxiliar as pessoas em inúmeras áreas e na saúde não seria diferente.
Separamos 4 tendências de inovação na saúde que a FIDI já possui e que em breve será requisito em qualquer hospital e clínica.
Veja abaixo e descubra como melhorar o setor de Diagnóstico por Imagem através da tecnologia.
1. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que tem revolucionado muitas áreas, incluindo a saúde.
Na área da saúde, a IA tem várias aplicações, incluindo diagnóstico médico, análise de imagens médicas, monitoramento de pacientes e pesquisa médica. Por exemplo, a IA pode ser usada para identificar padrões em grandes conjuntos de dados médicos, permitindo que os médicos desenvolvam tratamentos mais eficazes e personalizados para os pacientes.
Além disso, a IA pode ajudar os médicos a identificar precocemente doenças e a prever riscos de saúde, permitindo intervenções mais cedo, auxiliando e sinalizando via sistema se o paciente deve ter o atendimento e laudo priorizados.
Criando padrões e localizando de modo muito mais rápido, a IA consegue auxiliar o médico na análise das imagens, apontando pequenas situações que muitas vezes são difíceis de serem vistas pelo olho humano.
Outro fator de benefício é que a Inteligência Artificial identifica um caso crítico, onde a agilidade no atendimento pode significar a vida ou morte do paciente. O sistema avisa tanto o médico na Central de Laudos como o hospital onde aconteceu o exame, que esse paciente precisa de uma atenção extra devido a gravidade do diagnóstico.
Essa tecnologia além de auxiliar na priorização dos laudos, faz com que o laudo seja entregue com mais velocidade, muitas vezes, salvando vidas e reduzindo sequelas.
2. Command Center
Nos últimos anos, o mercado tem visto uma dificuldade em encontrar profissionais para operação de equipamentos para realização de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, principalmente em cidades menores e mais distantes das grandes metrópoles.
Com a evolução dos meios de análise diagnóstica, a possibilidade de operar um tomógrafo à distância se tornou uma realidade do presente.
Após a implantação e integração dos sistemas, o técnico pode operar o equipamento, enviando instruções e realizando todo o procedimento de qualquer lugar do Brasil.
Com o Command Center, tanto o hospital ou clínica, quanto o paciente, possuem a garantia de um atendimento de qualidade, imagens precisas, sem preocupação com a falta de profissionais.
3. Data Analytics
Todos os dias, são realizados inúmeros diagnósticos que se acumulam ao longo do tempo. Imagine se pudéssemos juntar todos esses dados, compreender similaridades, localidades e cruzar essas informações com diagnósticos futuros?
Pois é, isso é o Data Analytics e com ele é possível entender toda a jornada do paciente, desde a chegada no hospital até a entrega do exame.
Desse modo, conseguimos mapear situações adversas e casos de sucesso, realizando uma gestão de qualidade, com base em indicadores.
Com essa análise de dados, junto com controle e gestão, conseguimos gerar um padrão de qualidade e atendimento, otimizando todos os recursos e criando um processo de constante melhoria.
4. Interoperabilidade
Esse é um tema que vem crescendo diariamente no Brasil. A interoperabilidade é a troca de informações e dados entre sistemas distintos, facilitando a comunicação entre softwares, sem a necessidade de intervenção humana.
Esse processo auxilia na agilidade da jornada do paciente, evitando que ele passe por diversos departamentos do hospital ou clínica.
Apesar de ser uma tendência de inovação e ser um tema muito em alta no mercado de saúde, a interoperabilidade enfrenta determinadas barreiras, devido a alta complexidade dos sistemas operacionais voltados à saúde, o grande volume de dados e variáveis o que muitas vezes dificulta a integração.
Atualmente na FIDI, todos os sistemas estão integrados para funcionar em sinergia entre si, além disso, possuímos uma equipe especializada nessas integrações, para que possamos conectar os nossos sistemas com os dos parceiros, realizando essa troca de dados que padroniza o atendimento, reduz custos, melhora a comunicação entre os setores, criando um compartilhamento de informações e auxiliando as equipes a acessarem o histórico do paciente, o que no final, gera um atendimento mais humanizado.
Todo o processo de interoperabilidade segue à risca a LGPD, para que os dados transmitidos estejam seguros e as informações dos pacientes e de todos os envolvidos sejam protegidas.
Inovações que se conectam
Essas tendências de inovação não trabalham sozinhas, todas elas estão conectadas entre si para gerar um processo muito mais otimizado.
O paciente chega ao hospital, realiza um exame com um técnico especializado atuando a distância, as imagens geradas passam por uma análise inicial feita por uma IA, que indicará prioridade para casos mais graves, fazendo com que o exame chegue mais rápido ao médico radiologista. Todas essas informações passam para o Data Analytics, onde conseguimos analisar o processo e criar melhorias constantes e, tudo isso é possível pela interoperabilidade dos sistemas da FIDI com o dos nossos parceiros e fornecedores.
Isso é o futuro do diagnóstico por imagem e esse futuro está mais próximo do que muitos imaginam.
Investimento da FIDI em inovação
A FIDI reinveste todos seus recursos para que a sociedade possa, cada vez mais, ter um atendimento com qualidade e agilidade.
A FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) anunciou recentemente sua nova CEO, substituindo Marcelo Duarte da Cunha, que se manterá na FIDI integrando o Conselho Fiscal. (Conheça os conselheiros da FIDI)
Trata-se de Simone Vicente, atuante na empresa há mais de 9 anos e executiva experiente, que traz consigo um vasto entendimento no setor de saúde.
As informações sobre a mudança estão sendo divulgadas desde o dia 1 de março pela FIDI.
Sua trajetória
Com mais de 9 anos de experiência no setor de saúde, Simone Vicente é uma líder nata. Ela começou a carreira em projetos e exerceu cargos de liderança em diversas empresas como G&P, Deal Technologies, OM30, entre outras.
Durante sua trajetória na FIDI, atuou em diversas áreas, como Operação, Gente & Gestão, Novos Produtos, sempre mostrando muita competência e preparo para assumir o cargo de CEO.
À frente com a FIDI
Com a chegada de Simone Vicente à posição de CEO, a FIDI espera fortalecer sua referência como uma das principais empresas em diagnóstico por imagem no Brasil.
A fundação já é reconhecida por seu compromisso com a qualidade e a excelência no atendimento aos pacientes, e acredita que a nova CEO pode ajudar a levar essa excelência ainda mais longe, inclusive na expansão para o mercado privado.
Além disso, Simone Vicente é conhecida por sua capacidade de liderança e por sua habilidade em motivar e inspirar equipes. Logo, acredita-se que com essa expertise, ela possa ajudar a FIDI a desenvolver ainda mais sua cultura de inovação e colaboração, o que pode levar a avanços significativos em termos de pesquisa e desenvolvimento na área de diagnóstico por imagem.
Com sua vasta experiência em gestão de saúde, sua habilidade em liderança e sua visão estratégica, Simone certamente terá um impacto positivo no desenvolvimento da FIDI e na melhoria dos serviços de diagnóstico por imagem prestados aos hospitais, clínicas e aos pacientes.
Novas diretrizes
A FIDI iniciou em 2022 um projeto de expansão, visando atender não apenas o mercado público como fortalecer a marca no privado e este é o desafio de Simone Vicente.
“Ter passado por tantas áreas me ajudou muito a entender a empresa e os detalhes de como as coisas funcionam. E estar melhor preparada para o desafio tão grande que é assumir a função, levando a empresa a ter uma perpetuidade.”
Simone Vicente
Veja a entrevista na íntegra
Assista abaixo a entrevista que realizamos com a Simone Vicente e conheça um pouco mais sobre a nova CEO da FIDI.
Contrate a FIDI
Se você é o gestor ou o responsável pela contratação de serviços do seu hospital,contrate a FIDIe tenha excelência na gestão do seu centro de diagnóstico por imagem!