FIDI participa do Congresso HIMMS da Hospitalar, com debate sobre Saúde e Tecnologia

No dia 26 de maio, a FIDI participou da sessão que integra a 28ª Feira Hospitalar, principal evento de negócios e networking do setor de saúde na América Latina, o Congresso HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society)

Dr. Osvaldo Landi Júnior participou do debate-case “2030: ecossistemas de saúde orientados por dados. Como migrar de um sistema baseado em doenças para um ecossistema orientado a dados?”

O gerente médico de inovação e dados da FIDI, Dr. Osvaldo Landi Júnior, participou do debate-case “2030: ecossistemas de saúde orientados por dados. Como migrar de um sistema baseado em doenças para um ecossistema orientado a dados?”

Durante a participação no Congresso HIMMS, o *Dr. Osvaldo Landi compartilhou sua experiência na transformação digital e como o ecossistema de dados é uma tendência no setor da saúde

Para oferecer mais qualidade e segurança no atendimento ao cliente, a FIDI propõe constantes reflexões sobre a implementação da Inteligência Artificial em hospitais e clínicas de todos os portes.

Sobre a área de Inteligência Artificial

No contexto, a área de pesquisa da ciência da computação, a inteligência artificial (IA) é o conceito que, de maneira resumida, estuda e trabalha a capacidade das máquinas de produzirem comportamentos “humanizados” e executarem tarefas que, anteriormente, poderiam ser feitas apenas pela inteligência humana. 

Apesar de estar em ascensão, a definição surgiu ainda no século passado, quando, em meados de 1950, Alan Turing, matemático e cientista da computação, despertou o seguinte questionamento: as máquinas podem pensar?

O estudioso elaborou um artigo sobre o tema e, desde então, o conceito contribui com aplicações em diversas áreas, inclusive na medicina — assunto bastante discutido durante a 28ª edição da Feira Hospitalar.

A Inteligência Artificial na saúde

Dr. Osvaldo Landi falou dos resultados benéficos registrados: "Com base na análise de 829 exames processados pelo algoritmo de IA ao longo de um ano, verificou-se que o modelo atingiu uma sensibilidade de 90%, o que é considerado excelente para casos em que não se pode deixar passar nenhum exame com resultado crítico".

Entre várias ações da FIDI, Dr. Osvaldo Landi falou dos resultados benéficos registrados: “Com base na análise de 829 exames processados pelo algoritmo de IA ao longo de um ano, verificou-se que o modelo atingiu uma sensibilidade de 90%, o que é considerado excelente para casos em que não se pode deixar passar nenhum exame com resultado crítico”. 

Dr. Osvaldo alerta que, apesar de alguns algoritmos da IA errarem pouquíssimo, quando os erros ocorrem, são de forma que um humano não erraria, o que faz com que essas falhas sejam percebidas como absurdas, por isso, é necessário que as ferramentas sejam monitoradas de perto.

Esta é a FIDI, com sua atuação inovadora e acesso a diagnósticos precisos, ágeis e eficientes, capaz de transformar positivamente o setor da saúde, contribuindo para um futuro promissor.

Se você ainda não conhece as soluções em Diagnóstico por Imagem da FIDI, acesse o nosso site e saiba mais: Solução em Diagnóstico por Imagem

Vamos conversar?

Entre em contato com a FIDI pelo e-mail comercial@fidi.org.br ou pelo telefone WhatsApp.

*Dr. Osvaldo Landi Jr é médico Radiologista, especializado em Informática em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pela Unifesp