FIDI economiza um terço de papel após adotar conceito Paperless

Por: Medicina S/A

Com o objetivo de reduzir custos, melhorar o atendimento e impactar de forma positiva o meio ambiente, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) aderiu, em 2019, ao conceito Paperless e, quatro anos depois, já economizou um terço nos gastos com papel.

Paperless ou sem papel, na tradução literal, é um conceito que tem por objetivo geral a redução, ao máximo, do consumo de papel e garantir as práticas empresariais de ESG voltadas para a sustentabilidade e redução nos custos. Além disso, o projeto consegue garantir mais segurança nas informações e digitalizar a saúde, integrando tecnologias e ferramentas de tecnologia para ganho de eficiência, melhorando a qualidade no atendimento e a segurança dos dados do paciente.

“A Fidi aderiu ao Paperless em 2019 incentivando o paciente, o acesso ao resultado do exame pela internet, reduzindo assim, o número de impressões. A adesão das equipes internas de FIDI nos trouxe ganhos na produção, otimizando fluxos e agilizando processos”, explica Vanessa Carvalho, superintendente de operações de FIDI.

Entre as vantagens dos benefícios que a Fundação apontou como os mais impactantes estão:

  • Impacto positivo ao meio ambiente: muitos recursos naturais são utilizados para a produção do papel, gerando grande impacto ao meio ambiente com o desmatamento. As empresas passam cada vez mais a terem responsabilidade social e ambiental para preservação do planeta;
  • Facilidade no acesso às informações: a digitalização aumenta a capacidade de acesso as informações de maneira rápida e objetiva. A segurança e a rastreabilidade também são benefícios;
  • Redução de custos: com a digitalização é possível reduzir significativamente os gastos com papel, impressoras, cartuchos de tinta e pastas para armazenamento.

De acordo com a instituição, vale destacar que exames das modalidades de tomografia computadorizada, ressonância magnética e mamografia ficam disponíveis para acesso pela internet, o que facilita e agiliza o acesso ao resultado, evita o deslocamento do paciente para retirada dos exames e contribui com meio ambiente.