FIDI transforma salas de exame para atendimento humanizado pediátrico.
Projeto de humanização reduz tempo de exame e melhora experiência do paciente
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Fazer um exame de imagem, como uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada, pode ser um desafio para qualquer adulto. E para uma criança, a experiência é ainda mais intensa.
A combinação de luzes fortes, ruídos diferentes e paredes brancas pode gerar certo desconforto e ansiedade em diferentes tipos de pessoas. Mas essa realidade é ainda mais evidente para pacientes pediátricos com condições específicas, como deficiências cognitivas ou sensoriais, que demandam uma abordagem mais sensível e adaptada.
O atendimento humanizado no contexto da FIDI.
Pensando nisso, há anos a FIDI investe em um projeto de atendimento humanizado em ambientes hospitalares, especialmente nas salas de exames pediátricos. Com imagens infantis e elementos cenográficos, essas salas criam um local mais acolhedor e inclusivo. Essa ambientação ajuda as crianças a se sentirem mais confortáveis, reduzindo a necessidade de sedativos e diminuindo o tempo de realização dos exames.
A FIDI tem olhado com atenção o tema da inclusão no atendimento humanizado. Tem um dado do CDC de 2023, por exemplo, que mostra que 1 em cada 36 crianças de 8 anos está recebendo o laudo do espectro autista. O sistema de saúde tem que estar preparado para esse cenário! A humanização nas salas de exame é uma das medidas para impactar esse público que precisa ser incluído e considerado. Simone Vicente | CEO da FIDI
A bibliografia especializada mostra que ambientes com atendimento humanizado não apenas aliviam o estresse emocional, mas também reduzem consideravelmente o tempo de internação e de recuperação dos pacientes. A utilização de cores e designs planejados é uma ferramenta poderosa para criar um ambiente que promova o relaxamento, facilitando a interação com os profissionais de saúde.
Nos últimos tempos, tem aumentado a incidência de quadros clínicos específicos entre crianças, como o do espectro autista, o que exige uma resposta mais adequada do sistema de saúde. Esse cenário também reforça a importância de adaptar os espaços hospitalares para atender essa população, garantindo acessibilidade, atendimento humanizado e conforto emocional durante os procedimentos.
O projeto de atendimento humanizado da FIDI tem demonstrado resultados significativos ao propor uma inclusão que promove bem-estar e mais segurança para pacientes, familiares e profissionais. Essa abordagem vai além da decoração: é uma estratégia de cuidado integral que valoriza o ser humano em todas as suas dimensões.