Por que contratar a FIDI

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Desde 2022, a FIDI passou a atuar também no mercado privado realizando a gestão completa do setor de diagnóstico por imagem em hospitais e clínicas. Mas, quais as vantagens de terceirizar o setor radiológico do hospital?

A FIDI é uma fundação com 36 anos de atuação no mercado, sendo responsável por aproximadamente 7,0% dos diagnósticos por imagem dos hospitais públicos de alta complexidade do Estado de São Paulo e possui uma vasta expertise na área, além do seu pioneirismo em gestão baseada em dados.

Conheça a história da FIDI

 

Atuação em hospitais

Sabemos o quão importante e crítica é a decisão de terceirizar o setor de um hospital, ainda mais uma área fundamental e complexa quanto a Radiologia e Diagnóstico por Imagem. 

A FIDI possui experiência comprovada em terceirização de serviços de diagnóstico por imagem, os gerenciando em mais de 70 hospitais.

São 14 mil laudos por dia e 50 milhões de exames realizados nos últimos 10 anos, sempre prezando pela qualidade do atendimento, velocidade na entrega dos resultados, cumprimento de SLA’s (Service Level Agreement) e humanização do atendimento.

 

Redução de custos e otimização de receitas

Este é o segredo de toda e qualquer parceria de sucesso, mas como a FIDI consegue a fórmula mágica da “Redução de custos e Otimização de Receitas”?

São diversos fatores utilizados para alcançar esse resultado, vamos a eles:

Contratação e gestão de equipe médica, técnica e de enfermagem

Todos os médicos, técnicos, enfermeiros e funcionários administrativos são contratados diretamente pela FIDI.

Todos os colaboradores da FIDI, ou FIDIMAKERS, passam por um rigoroso processo seletivo, além de constantes treinamentos e atualizações, para oferecermos os melhores resultados aos hospitais parceiros.

FIDIMAKERS
FIDIMAKERS do Hospital Municipal de Osasco

Manutenção de equipamentos

Um dos principais custos hospitalares são as manutenções de equipamentos.

Com contato direto com os fabricantes, a FIDI consegue agilidade na compra e importação de equipamentos e peças, troca, manutenção, além de trabalhar apenas com fornecedores credenciados que seguem um rigoroso processo de cadastro, auditoria e compliance.

Essas ações preventivas diminuem os custos dos hospitais, além de evitar que os equipamentos fiquem parados, o que afetaria diretamente a receita da unidade.

Além disso, a FIDI possui Técnicos especializados 24 horas por dia, 7 dias por semana, para qualquer urgência que possa ocorrer.

Equipamento de Ultrassonografia

Apoio no Giro de Leitos

Com a implementação de tecnologias e o envio das imagens para a Central de Laudos 24 horas, os resultados dos exames são entregues com rapidez, proporcionando um menor tempo de espera do paciente, maior agilidade no seu cuidado, o que resulta em um maior giro de leitos, Dessa forma o hospital pode realizar um número maior de exames diariamente, aumentando as receitas, mantendo os padrões de qualidade.

Além disso, a FIDI conta com diversos processos, aos quais todos os envolvidos na realização dos procedimentos devem estar cientes, para que o planejamento traçado na otimização dos resultados seja cumprido. Esses processos garantem uma jornada do paciente fluida.

Com a análise desses dados, conseguimos constantemente melhorar os processos e garantir que o período de permanência do paciente seja sempre o adequado, evitando desperdício de tempo do paciente e recursos do hospital.

 

Padronização de processos e qualidade no atendimento

A qualidade no atendimento é uma das premissas da FIDI, é o que nos move diariamente para promover melhoria para a saúde dos brasileiros. Visando isso, foram criados diversos processos de padronização.

Essa padronização é um processo que é atualizado constantemente, para estarmos sempre de acordo com as necessidades do mercado e dos pacientes. Nos orgulhamos de ter atingido 85% de satisfação com o atendimento ao paciente ².

Além disso, a FIDI atua em 6 unidades que possuem acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) – Nível 3 e para isso precisa estar habilitada aos critérios de qualidade exigidos pela entidade certificadora em avaliações, auditorias, visitas e manutenções.

² Dado retirado do Relatório de Análise de Valor de 2021 da FIDI.

 

Protocolos para realização de exames

Possuímos protocolos específicos para cada tipo de exame, amplamente testados e aprovados, garantindo o diagnóstico pelo médico com baixa utilização de contrastes e menor exposição dos pacientes à radiação.

 

Foco em Inovação: transformando dados em valor

A FIDI possui uma Superintendência de Inovação & Dados, que é responsável por transformar em valor os dados gerados pela Fundação. Com isso, contribuímos com a sociedade trazendo soluções para a saúde pública e privada.

Esse setor teve uma importância fundamental no combate a COVID-19, munindo o governo de São Paulo com informações estratégicas, permitindo uma visão epidemiológica da doença em tempo-real.

A geração de Big Data de COVID-19 criou um aumento significativo na eficiência da jornada do paciente. A iniciativa consiste em um sistema automatizado que ajuda a priorizar atendimento a pacientes com suspeita de infecção pelo vírus SARS-Cov-2. Isso se dá através de dados de laudos estruturados que identificam a opinião médica na tomografia computadorizada de tórax, os processa e transforma em painéis de informação gráfica em tempo real.

Foram realizadas mais de 107.000 tomografias computadorizadas e acompanhado mais de 25 mil pacientes com suspeita de COVID-19, advindos de mais de 46 mil com suspeita clínica que tiveram seu atendimento priorizado.

Com esse processo foi possível reduzir de forma significativa os tempos de entrega de laudos dos exames desses pacientes em 22% nos casos de urgência e emergência, 16% em casos de internação e 55% em ambulatorial. Essa redução representa uma economia de tempo para o SUS de 60.170 horas, o que equivale a 2.529 dias, ou aproximadamente 7 anos!

Esse projeto foi de tamanho sucesso que garantiu a FIDI o prêmio Qualidade da HIS by Informa Markets.

A FIDI também desenvolveu o portal FIDI em Números, uma iniciativa Open Data com o intuito de democratizar dados na saúde, trazendo informações através de um Analytics, que hoje conta com a demografia de pacientes com doenças raras (como Esclerose Múltipla, Neuromielite Óptica, Fibrose Pulmonar Idiopática, entre outras) e COVID-19.

Acesse o portal FIDI em Números

Sabemos da responsabilidade e dever que temos enquanto Fundação Filantrópica, e, por esse motivo o departamento de Inovação trabalha com respeito e transparência, sempre seguindo as regras da LGPD e com o máximo de ética profissional. Por essa excelência e cuidado que a FIDI recebeu diversos prêmios.

Principais prêmios recebidos pela FIDI:

  • Bicampeã do prêmio HIS by Informa Markets

A FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2020 na categoria Qualidade Assistencial. Na 10ª edição, o evento premiou as melhores estratégias criadas pelas instituições de saúde do país aplicadas à COVID-19. Os vencedores foram anunciados no Healthcare Innovation Show, maior evento de tecnologia e inovação para saúde, em edição especial 100% digital.

Prêmio Qualidade: FIDI – Projeto FIDI Data COVID-19: Aumento da eficiência da jornada do paciente e geração de Big Data de COVID-19. Tratou sobre formas para laudar exame, garantindo maior segurança e boas práticas.

  • Desafio Internacional para utilização de Inteligência Artificial em Tomografias de Crânio

O projeto de detecção de hemorragia intracraniana em tomografias de crânio, desenvolvido pela FIDI e equipe de parceiros foi medalha de prata no RSNA Intracranial Hemorrhage Detection and Classification Challenge, da Sociedade Norte-Americana de Radiologia (RSNA, em inglês), a maior sociedade médica de radiologia do mundo, com o desafio de criação de um algoritmo para detectar hemorragia intracraniana aguda e seus subtipos.

O desenvolvimento do algoritmo de inteligência artificial para análise de imagens de tomografia computadorizada de crânio permite a rápida detecção de sangramentos intracranianos, melhorando a agilidade dos diagnósticos e melhoria na qualidade das análises dos exames.

  • GPTW | Melhores Empresas para Trabalhar

As unidades Goiás e SEDI III receberam o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW) em 2018 e 2019. Em 2020, a unidade de São Caetano do Sul elencou o guia “Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Saúde”.

 

Central de laudos

A FIDI destaca-se no Brasil e no mundo na área de pesquisa e inovação tecnológica. Com o objetivo de proporcionar avanços científicos, qualidade no diagnóstico do paciente e maior segurança em toda a sua jornada, cada estabelecimento da FIDI conta com a estrutura da Central de Laudos, composta por equipe médica especializada para o acompanhamento remoto dos resultados dos exames, discussão de casos e aplicação de técnicas de ciência de dados como a Inteligência Artificial para priorização de exames de maior criticidade.

Nossos médicos são especialistas em mais de 100 tipos de exames de diagnóstico por imagem e estão disponíveis para oferecer o melhor laudo com alta confiabilidade.

A Central de Laudos funciona 24 horas por dia durante 365 dias do ano.

Central de Laudos da FIDI, localizada na matriz, em São Paulo/SP
 

Suporte ao Parceiro

Acreditamos na comunicação entre a FIDI e os nossos parceiros, por isso oferecemos total suporte para os médicos que atuam conosco nos hospitais e a todos os contratantes.

Possuímos diversos canais abertos para contato com a nossa equipe e solução de toda e qualquer situação que possa vir a ocorrer durante os procedimentos.

Em pesquisa realizada pela FIDI com seus parceiros, atingimos 84% de satisfação com as soluções apresentadas. Além disso também atingimos a marca de:

  • 98% de satisfação com a produtividade;
  • 89% de satisfação com a operação da equipe Administrativa;
  • 88% de satisfação com a operação dos Técnicos de Radiologia;
  • 90% de satisfação com a operação da equipe de Enfermagem.

Os dados foram retirados do Relatório de Análise de Valor de 2021 da FIDI

 

Transparência em tudo o que é feito

Acreditamos no que fazemos e sabemos que fazemos o melhor. A FIDI sempre prezou pela transparência na sua administração e qualidade na prestação de serviços, por isso, seguimos todas as regras e leis para que você saiba com clareza o por que contratar a FIDI.

Acesse o Portal de Ética e Transparência da FIDI

Acesse o Portal de Coletas de Preços da FIDI

 

LGPD levada muito à sério

Os dados são importantes e a sua segurança é mais importante ainda. Diariamente lidamos com dados sensíveis de pacientes e temos a responsabilidade de armazená-los com extrema segurança.

A FIDI realizou um investimento massivo na adequação de todo o sistema para estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, por se tratar de uma Fundação Filantrópica, atuamos sempre com transparência em tudo o que é feito.

Veja como a FIDI se adequou à LGPD

 

Terceirização de Serviços Hospitalares

Todos tendem a ganhar com a terceirização dos serviços hospitalares, que podem proporcionar otimização das receitas e redução de custos, além da gestão da qualidade do atendimento e da velocidade na entrega do laudo para o paciente.

Se você é o gestor ou o responsável pela contratação de serviços no seu hospital, contrate a FIDI e tenha excelência na gestão do seu centro de diagnóstico por imagem!

Vamos conversar?

Entre em contato com a FIDI pelo e-mail comercial@fidi.org.br ou pelo telefone WhatsApp.

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